quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tofu mexido com Legumes

Já não é por aqui segredo, o facto de ser apreciadora de comida saudável, como por exemplo a vegetariana, que tanta curiosodade sempre me criou... adoro um bom prato vegetariano, se bem confecionado... a comida vegetariana é muito mais do que o tofu e a soja... há uma vasta gama de ingredientes que, se conjugados, se tornam em refeições muito reconfortantes e nutricionalmente equilibradas.
 
Muitas vezes penso que se pudesse, ou seja, se não tivesse filhotas pequenas, para as quais, a carne e o peixe ainda fazem muita falta,  me tornaria completamente vegetariana... assim, e até algum dia tomar essa decisão se a chegar a tomar, vou introduzindo um ou outro prato, alternando com o outro tipo de alimetação... carne de porco e de vaca, já muito raramente as consumo... dou quase sempre preferência às carnes brancas e ao peixe.
 
O prato que vos trago hoje, é muito simples de fazer e fica muito saboroso. Quase que nem nos apercebemos do que estamos a comer...
 
Ingredientes (para 2 pesoas):
 
- 250 gr de tofu firme;
 
- 2 cenoras raladas;
 
- 1 courgete ralada;
 
- 1 cebola;
 
- azeite e sal, q.b.;
 
- pimenta preta moída, q.b.;
 
- 1 colher de sobremesa de mostarda;
 
- folhas de coentros frescos, q.b.
 
Preparação:
 
Refogar em azeite, a cebola, as cenouras e a cougete raladas. Temperar com sal e pimenta moída e ir mezendo até que os vegetais se apresentem cozinhados.
 
Juntar o tofu, previamente esfarelado com os dedos e continuar a mexer, envolvendo bem todos os ingrediente. Deixar cozinhar.
 
Juntar a mostar e envolver.
 
Servi com coentros frescos e, para acompanhamento, arroz basmatic.
 
  

3 comentários:

  1. Vou experimentar! Aspeto delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto de tofu,achei a sugestão uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
  3. O aspecto é divino mesmo!
    Nós às vezes fazemos refeições vegetarianas cá em casa, mas não seria capaz de ser vegetariana completamente, pois de vez em quando o corpo pede um belo de um bife com ovo a cavalo, ehehe!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar