segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bolo de Maça com calda de Alperce

Na semana que passou, o blog fez dois anos... sim dois e parece que foi ontem!! :)) Foi uma decisão ponderada, tendo como principal impulsionador o meu marido que, junto com as minhas filhas, são as minhas "cobais"... são sempre eles os primeiros a provar e aprovar, ou não, as minhas receitas.

O balanço destes dois anos é muito positivo, principalmente porque tenho aprendido bastante e tenho conhecido pessoas espetaculares, por detrás de blogs super inspiradores. De entre todos aqueles que sigo e de que gosto muito, existe um especial, porque foi o primeiro  e porque continua a ser uma constante inspiração para mim... É o blog da minha querida amiga Léia Silva, uma pessoa muito prendada e super carinhosa, de quem eu gosto muito, apesar de não a conhecer pessoalmente. Obrigado pela pessoa que és e pela excelente partilha de receitas que fazes!!

Para comemorar este 2º aniversário fiz um Bolo de Maça, mais um, mas eu adoro tudo o que leva maça e quando vejo uma receita, fico logo doidinha para a experimentar e foi o que aconteceu com esta, que foi retirada de uma revista teleculinária já antiga, que me emprestaram. De acordo com o que a receita dizia, este é um bolo típico holandês mas, como eu nunca sigo uma receita à risca, fiz muitas alterações, pelo que já não é o genuíno típico... eheheh


Ingredientes:

- 3 maças reineta;

- 200 gr de farinha para bolos;
- 50 gr de farinha integral;
- 150 gr de açucar amarelo + 2 c. de sopa;
- 100 gr de manteiga;
- 3 ovos;
- 1 ½ c. de chá de fermento em pó;
- 1 c. chá de raspa e casca de limão;
- 1 c. chá de essência de baunilha;
- ½ c. chá de sal.

Para a calda:
- 100gr de compota de alperce;
- 2 c. sopa de água.

Preparação:
Untar uma forma redonda e cobri-la com papel vegetal.
Pré-aquecer  o forno a 180 º C.
Peneirar a farinha, o fermento e o sal, deitar para uma tigela e misturar.
Bater a manteiga com 75 gr do açucar, até ficar uma mistura fofa. Continuar a bater e juntar  1 ovo, a baunilha e depois 1/3 da farinha, continuando a mexer até que a mistura fique homogénea. Juntar mais  1 ovo e mais 1/3 da farinha sempre a bater e por fim, junte o último ovo e o resto da farinha e do açucar e bata bem até ficar um creme liso.
Descascar as maças, cortá-las em quartos. Verter a mistura anterior para a forma e distribuir as maças por cima, com o interior virado para baixo e polvilhar com as 2 colheres de açucar.
Levar ao forno durante 1 hora, ou até que faça o teste do palito e o mesmo saia seco.
Para a calda, levar ao lume a compota com a água e deixar ferver durante 2 minutos.
Pincelar o bolo com esta calda.
Peço desculpa mas não consegui tirar a foto do bolo inteiro, tal não foi a rapidez para o provarmos.




5 comentários:

  1. pretty nice blog, following :)

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga
    Você me fez emocionar!
    Es mesmo uma pessoa doce e carinhosa e nem sei como agradecer tanto carinho!
    Admiro muito o teu trabalho e principalmente a pessoa inteligente e predada que és.
    Nossas afinidades nos uniram e espero um dia poder conhecê-la pessoalmente!
    Sou muito feliz por fazer parte dessa festa e farei o teu delicioso bolo de maçã para poder comemorar aqui também :-)
    Te desejo um lindo feriado.
    Um grande e forte abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Olá Cady,
    Com estes ingredientes e aspecto, este bolinho só´p pode ser divino!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Olá Cady!
    Tenho saudades das suas receitas!!! Está tudo bem?
    Muitos beijinhos ♡

    ResponderEliminar