sexta-feira, 25 de maio de 2012

Camadas de Verão

Na altura em que a SIC Notícias e SIC Mulher transmitiam o programa "Dias com Mafalda" da Mafalda Pinto Leite, não falhava um... fiquei fã das suas receitas...

Comprei todos os seus livros, experimentei muitas receitas e, principalmente, retive muitas dicas culinárias e passei a utilizar ingredientes que nunca tinha pensado utilizar... resumindo, a "Mafalda", contribuiu para o meu aperfeiçoamento culinário...

Mas, de repente, sem que nada o fizesse prever e, segundo o que sei, com alguns projetos na manga por concretizar, deixou-se de ouvir falar nela... ouvi falar em plágio, não sei se foi, ou não, verdade... continuo sendo sua fã, da mesma forma que era no início!

Esta sobremesa foi uma das que experimentei e adorei!! Por levar frutos vermelhos, por ser fresquinha e, por ser hiper rápida e fácil de fazer...

Ingredientes:

- 500g de queijo mascarpone;
- 2 iogurtes gregos naturais;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- sementes de uma vagem de baunilha;
- 1 frasco de compota de morango (eu sei compota feita por mim, mas pode comprar-se já feita);
- 1 pão-de-Ló (eu utilizei de compra);
- frutos silvestres/vermelhos, q.b.;
- amêndoas laminadas torradas, opcional, q.b.

Preparação:

Numa tigela mistura-se o queijo marcarpone com o açúcar, as sementes de baunilha e os iogurtes.
Corta-se o pão-de-ló e coloca-se no fundo da tigela de servir, fazendo pressão.
Por cima do pão-de-ló, deita-se a compota e depois a mistura do queijo com o iogurte.
Faz-se mais uma camada, pela mesma ordem... pão de ló, depois compota e o queijo com iogurte.
Na última camada, dispõem-se os frutos silvestres/vermelhos, a gosto. Eu usei  morangos e mirtilos. Polvilhar com as amêndoas laminadas, se for a opção.
Fazer de véspera, para que o pão-de-ló absorva bem os restantes ingredientes.
E aqui está a sobremesa... colorida e fresca, para dar as Boas-Vindas ao calor!



Bom Fim-de-Semana para todos!!

11 comentários:

  1. Ótima opção amiga... vou fazer hoje porque amanhã tenho convidados para o almoço onde irei fazer uma comida angolana cheio de óleo de palma... Estava em busca de alguma sobremesa com frutas e essa pareceu-me bem saborosa!!! Adorei a sugestão!!! beijinhos e bom final de semana para ti também!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto fantástico! E com frutos vermelhos deve ser fabuloso! Obrigada pela partilha!

    Bjcs

    ResponderEliminar
  3. Que linda sobremesa. Parece delicioso! Adorei o aspecto!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É pá, isto deve ser tão bommmm!
    Tenho de fazer isto...ele é queijo mascarpone, ele é iogurte grego, ele é frutos vermelhos... enfim tudo o que há de bom para a gula...
    Bejinhos dos Ratinhos Cozinheiros

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha Cady!
    Eu gosto muito também da Mafalda e adoro os seus livros. Pois é, de repente tem-se ouvido falar menos dela, acho que anda a preparar um novo livro!
    E este doce está um espanto :)
    E eu adoro morangos e mirtilos, os meus favoritos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá Candy,
    que rico docinho e que vontade de lhe meter a colher!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Amiga esse docinho foi um SUCESSO!!! É uma receita muito fácil e muito saborosa!!! Eu fiz o pão-de-ló na Bimby!!! bj

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga do coração ! Também sinto muita falta da Mafalda, gosto muito dela.
    Esta tua sobremesa está linda e apetitosa, e a melhor parte, facil de fazer.
    Hoje não publiquei nada no meu cantinho pq. o meu pequeno vai ter a semana toda de fichas de avaliação, estive a ajuda-lo. Mais as coisas cá de casa... Foi um dia cansativo, até foi o meu marido ás compras, de lista feita por mim, claro.
    Amanhá mostro o bolinho que fiz nos anos do P.
    Beijinhosss
    Moranguetes

    ResponderEliminar
  9. ola:)
    tem um aspecto delicioso, deve ser mesmo bom num dia quente de verão:P

    ResponderEliminar
  10. Amiga, que espetáculo é esse!
    Não conhecia Mafalda Pinto Leite e plágio ou não, também fiquei sua fã, pois essa receita é maravilhosa - vou levá-la comigo!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderEliminar
  11. UMA SOBREMESA MESMO A MEU GOSTO.
    ESTA MSMO UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar