quarta-feira, 16 de maio de 2012

Arroz de Bacalhau

Gosto de todas as receitas que se podem fazer com bacalhau, mas não aprecio bacalhau cozido... Incluisvamente na época natalícia, a tradição lá de casa, não é comer "Bacalhau Cozido" na consoada, mas sim um belo de um "Bacalhau no Forno", que é de comer e chorar por mais!

Ontem, para agradar ao maridinho que adora este prato, fiz "Arroz de bacalhau" e, modéstia à parte, estava divinal!!

Aqui fica a minha receita para este apetitoso prato...

Ingredientes (para 4 pessoas):

- 2 postas de bacalhau;

- 1/2 cebola;

- azeite, q.b;

- sal, alho em pó e oregãos, q.b;

- 150 gr de polpa de tomate;

- 250 gr de arroz marca "Uncle Ben´s";


Preparação:

Cozer as postas de bacalhau e desfiá-las em lascas. Reservar.

Refogar em azeite, a cebola, juntamente com o alho em pó e um pouco de sal, em lume brando. Quando estiver alourado, juntar a polpa de tomate e continuar a refogar, mexendo sempre.

Juntar o arroz, deixar refogar, continuando a mexer e ir juntando, pouco, a pouco, alguma àgua, sempre com atenção para que refogado não fique demasiado seco, nem que se pegue ao fundo do tacho. Deixar por alguns segundos.

Quando o arroz começar a querer abrir, juntar mais àgua, ficando com dois dedos de àgua, a cima do arroz e contar 10 minutos de cozedura, a partir deste tempo.

Juntar água, sempre que o arroz se mostrar mais seco e ir mexendo sempre, pois, como este prato leva polpa de tomate, fica muito cremoso, o que faz com que haja alguma tendência para o mesmo se pegar ao fundo do tacho.

Nos ultímos 3 a 4 minutos de cozedura, juntar o bacalhau às lascas e os oregãos, continuando a mexer, mas, agora com mais cuidado, para que as lascas não se desfaçam.

Depois de terminado o tempo de cozedura e antes de servir, deixar o tacho tapado, por mais 2 a 3 minutos e voilá... está pronto!!

Espero que gostem... e, até amanhã!!



6 comentários:

  1. Adorei o aspecto! Deve ter ficado tão saboroso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Candy, eu servia-me de um pouco, gosto imenso de arroz de bacalhau! Lindo o prato.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Amiga, estamos mesmo sintonizadas... ontem descongelei um bacalhau e pensei em fazer um arroz de bacalhau também, mas acabei por fazer uma receita que desenvolvi que leva batata vermelha, batata doce, espinafres... a turminha aqui de casa adorou!!! O seu arroz tem uma ar bem apetitoso!!! Espero que o Luís tenha gostado! bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Candy ! Adoro este arroz ! Humm, que sorte a do maridinho !!!
    Beijinhos
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu tb gosto muito deste prato. Acho que em breve vou fazer um arroz de bacalhau.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de arroz de bacalhau! Achei interessante tê-lo empratado assim...Ficou muito mais chique que numa travessa...
    Bjinhos

    ResponderEliminar