quarta-feira, 30 de maio de 2012

Caril de Camarão

Na passada Sexta-Feira dei um pulinho ao supermercado Lidl, com intenção, imaginava eu, de comprar as gomas, chocolates e outros docinhos, para oferecer à criançada que vai à festinha de aniversário da minha filhota. Eu gosto sempre de oferecer uma lembrancinha feita por mim e este ano além dos restantes docinhos, comprei uns chocolates pequenos e vou forrá-los. Depois mostro-vos como ficaram. Bem, mas não era bem isto que eu queria dizer… fui então ao Lidl e vi uns camarões tigre congelados, avulso, com um preço muito em conta e resolvi comprar… tinha 2 receitas em mente, para o almoço de Domingo… Feijoada ou Caril?
Ora, nada melhor que pedir opinião ao marido… e ele decidiu-se pelo Caril… lá vai ficar a feijoada para outro dia…
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 1 kg de camarão (convém ser grandinho);
- 1 lata pequena de tomate (400gr);
- 1 cebola;
- sal, alho e salsa em pó, q.b.;
- 250 ml de leite de cocô;
- 100 ml de fumet de camarão ou vinho branco;
- 1 colher de sobremesa de cari;
- ½ colher de açafrão;
- 2 paus de canela;
- cocô ralado e passas de uva, q.b.

Preparação:
Cozer os camarões. Deixar arrefecer e descascar. Reservar.
Com as cascas e as cabeças, fiz um fumet de camarão, para depois utilizar no refogado. A receita é a que vem no livro base da Bimby. Quem não tem Bimby, pode utilizar vinho branco.
Refogar a cebola e o tomate, temperados com sal, alho e salsa em pó, cerca de 5 minutos, em lume brando. Com a varinha mágica, ou na Bimby, triturar este molho, para que ele engrosse mais.
Deitar os camarões e continuar a refogar em lume brando, mexendo sempre.
Quando o refogado começar a ficar seco, deitar o fumet ou o vinho branco e deixar cozinhar durante mais 5 minutos, mexendo, de vez em quando.
Juntar o leite de cocô, reservando cerca de 2 colheres de sopa para o final e continuar a mexer.
Deixar cozinhar, por mais 8 a 10 minutos ou até que o preparado esteja bem apurado, sempre em lume brando e continuando a mexer.
Por fim, desfazer o caril e o açafrão, nas 2 colheres de sopa de leite de cocô e juntar ao refogado. Deixar cozinhar mais 2 ou 3 minutos. Desligar o fogão, deitar os paus de canela e tapar o tacho. Deixar por mais alguns minutos, antes de servir.

Eu acompanhei com arroz integral e pão NAAN (ver receita aqui.) e polvilhei o caril com cocô ralado e passas de uva. Ficou delicioso!!

4 comentários:

  1. Gosto tanto de caril de camarão. está com muito bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que coisa tão boa Cady!!
    Adoro camarão e de caril é de facto uma maravilha.
    Gostei especialmente de teres colocado os paus de canela e polvilhares com o côco :)
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de caril de frango. Provei uma vez (num restaurante) um de camarão e detestei! Mas gostava de experimentar de novo pois talvez a receita não fosse assim tão boa. O teu tá com excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Amiga, sempre falo que na minha dieta vegetariana a única carne que sinto falta é a de camarão! Adoro açafrão e tenho certeza que essa receita ficou nota 1000!
    Ter feito as lembrancinha mostra o amor e cuidado que você tem com a tua família! O chocolate coberto ficou muito lindo, adorei. Além do mais tudo feito em casa tem um outro aspecto e sabor!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar