segunda-feira, 2 de julho de 2012

Folhados de Espinafres e Ricotta com Maionese de Atum

Por norma, tenho sempre em casa massa folhada de compra.

Para as tartes ou quiches, costumo utilizar massa quebrada e faço-a eu... agora a massa folhada, essa não... já a tentei fazer na bimby, mas a experiência não correu nada bem... :))

A massa folhada utilizo mais para folhados, doces ou salgados... e, desta vez, sairam uns folhados salgados, muito práticos de fazer e muito saborosos... oram vejam...


Para os folhados:

- 1 placa de massa folhada;

- 1 receita de espinafres salteados;

- queijo ricotta ou requeijão;

- gema de ovo.

Preparar os espinafres salteados. Cortar a massa folhada consoante a forma que se quiser dar aos folhados e colocar sobre cada um, uma colher de sopa de espinafres salteados e uma colher de sopa de queijo ricotta (esta quantidade varia um pouco, consoante o tamanho do folhado) e fechar. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até que os mesmos se apresentem dourados e estaladiços.


Para a maionese de atum:

- tomate;

- cenoura ralada;

- atum en água;

- maionese.

Partir o tomate ao meio, retirar as pevides e cortá-lo em cubinhos pequenos. Numa tigela, misturar o atum, previamente escorrido, com a cenoura ralada e o tomate. Juntar a maionese a gosto.


Acompanhar os folhados com a maionese de atum.


9 comentários:

  1. Já é quase hora de almoço e eu aqui no trabalho a babar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Está ai uma combinação que adoro muito! Mas onde achas ricota aqui em Portugal? Em que supermercado? Eu quando faço alguma receita com ricota eu mesmo é que confecciono a minha ricota, mas as vezes não me apetece fazer... adorei a ementa! beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, eu tenho arranjado facilmente... compro de uma marca italiana, que não me recordo agora do nome... posso reparar e depois digo-te, pode ser?!!
      Beijoquitas

      Eliminar
  3. Adoramos folhados, os teus têm um aspecto delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que delícia...ficou com um aspecto fantástico... adorei a receita.
    Boa semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ADORO FOLHAD0S E OS TEUS FICARAM OPTIMOS ,FICOU UMA REFEIÇÃO PERFEITA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Cady!
    Também eu adoro folhados e massa folhada uso sempre de compra...
    nem imagino o trabalho de a fazer, aquelas dobras todas, a paciência e o tempo...
    Os teus folhadinhos estão deliciosos, adoro espinafres com queijo :))
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá amiguinha !
    Gosto muito de vir até aqui, pois tens receitas fantásticas e muito práticas, e esta que nos deixas é bem exemplo do que digo.
    Fantásticos estes folhados. Adorei !
    Um grande beijinho e boa semana !

    ResponderEliminar
  8. Olá :)
    Ficaram com um aspecto fantástico estes folhadinhos :)
    Adoro este género de refeição!
    Um beijinho

    ResponderEliminar