quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bolo de Iogurte, Nozes e Mirtilos

Para quem ficou com curiosidade em saber qual o bolo que saiu da minha cozinha, para comemorar o aniversário do meu marido, vou hoje desvendar...

Foi mais um bolo inspirado nas minhas, agora frequentes, visitas ao blog da americana Tracy, com algumas alterações...

Como gosto de experimentar coisas diferentes, este bolo, com ingredientes diferentes, cativou-me logo à primeira olhadela... e surpreendeu-me ainda mais, depois de saborear a primeira garfada!

Oram vejam lá se não é de comer e chorar por mais!!

Ingredientes:

- 90 gr de manteiga;

- 100 gr de açucar;

- 2 ovos grandes;

- 1 c. de chá de essência de baunilha;

- 180 gr de farinha de trigo;

- 1 c. de chá de fermento em pó;

- 1/4 de c. de chá de bicarbonato de sódio;

- 1/4 de c. de chá de sal;

- 1 iogurte natural grego não açucarado;

- 125 gr de mirtilos;

- 1/2 chávena de chá de açucar mascavado;

- 1 c. de chá de canela em pó;

-1 chávena de chá de nozes picadas.


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Bater a manteiga, com o açucar até se obter um creme fôfo. Juntar os ovos e a baunilha e continuar a bater.

Acrescentar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e envolver.

Juntar o iogurte e os mirtilos e misturar delicadamente.

À parte, misturar o açucar mascavado, a canela em pó e as nozes.

Deitar metade da massa, sobre uma forma préviamente untada e polvilhada de farinha.


Polvilhar com metade do açucar mascavado.


Deitar a restante massa e terminar com a outra metade da mistura do açucar mascavado.

Levar ao forno, cerca de 45 minutos, ou até que um palito espetado no centro do mesmo, saia seco.






Como era para o aniversário, fiz uma cobertura de chocolate mas, apesar de ficar muito bom, digo-vos sinceramente... é completamente desnecessária, pois o bolo por si só, é DI-VI-NAL!!

17 comentários:

  1. Olá amiguinha !
    Pois mim também me parece divinal !
    Gostei da combinação dos ingredientes.
    Parabéns a ti, pelo bolo, e ao teu marido.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado mesmo bom,com a combinação de tanta coisa boa.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Eu não provei mas quem o fez diz que é DELICIOSO.

    ResponderEliminar
  4. Que bolo lindo, Cady!
    Nâo conhecia seu blog e foi um prazer vir aqui.Gostei muito.
    Bj e ótimo dia,
    Lylia

    ResponderEliminar
  5. Que apetitoso ficou e que textura mais tentadora!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Que belo bolo, adorei a sugestão. Vou levar a receita.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mais um bolo perfeito querida Cady!
    Assim que li mirtilos fiquei logo de orelhitas no ar, qual cãozito entusiasmado com uma pequena guloseima :) adoro bolos com mirtilos.
    Este deve ser fabuloso! parabéns.
    (desta vez estão lá as nozes!hehehe)
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  8. ESSE BOLO ALÉM DE LINDO TEM TUDO PARA ME AGRADAR....AMEI!!!
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Ai que bolo lindo!! Super diferente e com certeza saborosíssimo...Amei essa receita...beijão

    ResponderEliminar
  10. Lindo e muito provavelmente uma delicia.
    Além disso o mirtilo é super anti-oxidante.
    Vou ter mesmo q experimentar! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Cady,

    Já me fiz sua seguidora, vou gostar de andar por aqui com tantas coisas boas que já vi !

    Também eu publiquei uma tarte com mirtilos, que coisa boa é essa fruta tão pequenina e tão saudável, não é ?

    O seu bolo ficou fantástico, uma aparência fabulosa, gostei muito e vou ficar com esta receita para experimentar um dia !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Parece muito bom, dificil é encontrar mirtilos aqui onde eu moro,
    outro dia fiz um bolo e coloquei amoras no lugar de mirtilos, deu muito certo, bjs.

    ResponderEliminar
  13. Cady, que delícia! Nunca tinha imaginado um bolo assim! Adoro os ingredientes principais e a sua combinação :) Acho que vou experimentar!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  14. Amiga, que bolo maravilhoso é esse?
    Vocês comemorou mesmo o aniversário do teu marido em grande estilo e eu que não sou boba já vou copiar a receita, pois se encontrar mirtilos essa semana farei certamente - hummmm.
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  15. Olá Candy,
    As imagens e a lista de ingredientes dizem tudo...fantástico!
    Os parabéns já estão muito atrasados, mas mesmo assim cá ficam.
    Bjs

    ResponderEliminar