quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bolo de Noz com Cobertura de Chocolate

Eu sou a 5ª da família, entre pai, irmã e filhas, a fazer anos, na altura do Verão  e como devem calcular, sou sempre eu que faço os Bolos de Aniversário.

Entre bolos de iogurte, cenoura e  também de chocolate com recheio de queijo creme e morangos, todos com cobertura de chocolate, não me sobravam assim grandes alternativas, para variar um pouco, como devem imaginar.

Mas, como eu queria algo diferente, fiz várias pesquisas na net e encontrei um bolo que me interessou bastante no blog da amiga americana Tracy.

Fiz algumas alterações e o resultado final, agradou bastante a quem teve oportunidade de o provar.

Ingredientes:

(Para o bolo)

- 180 gr de manteiga;

- 280 gr de açucar;

- 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha;

- 3 ovos;

- 1 pacote de 200 ml de natas;

- 3 chávenas de chá de farinha de trigo;

- 1 chávena de chá de nozes partidas aos bocadinhos;

- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó;

- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;

- 1/4 colher de chá de sal;

- 1 1/2 colher de chá de canela em pó;

- 3/4 de chávena de chá de açucar mascavado.


(Para a cobertura)

- 100 gr de chocolate para culinária;

- 1/2 lata de leite condensado.


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Bater a manteiga com o açucar até se obter um creme fofo.

Adicionar as 1 1/2 colher de chá de baunilha e em seguida, bater os ovos, um a um. Juntar as natas.

Peneirar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e juntar à mistura anterior.

Numa tigela, misturar as nozes, a canela e o açucar mascavado.

Untar uma forma com manteiga e farinha e despejar um terço da massa...


E por cima 1/3 da mistura das nozes...


E assim sucessivamente até fazer 3 camadas, em que a última é de nozes.

Levar ao forno, cerca de 80 minutos, ou até que um palito inserido no centro, saia limpo.



Deixar arrefecer 20 minutos e desenfomar...



Para a cobertura, levar ao lume brando, o chocolate partido aos bocadinhos, com o leite condensado, até levantar fervura e o chocolate derreter e despejar, ainda quente, por cima do bolo, alisando, por forma a que a cobertura fique o mais lisa possível.









Agora, e para acabar em grande os aniversários de Verão, só me falta fazer o Bolo de Aniversário do meu marido e já não tenho muito tempo para pensar, pois é no próximo Domingo...

O que será que vai sair desta cozinha?!! Aguardem para ver... :))

13 comentários:

  1. Cady, queria um pedaço. rs... gosto de tudo que vai nozes sabia?? Tô anotando a sua receita, tenho nozes aqui desde maio, e não sabia o que fazer com elas.

    Bjuuuu!!!

    ResponderEliminar
  2. Os bolos com nozes são deliciosos e esse com o chocolate ficou bem guloso. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que lindo bolo e tem um aspecto mesmo guloso. Apetece tirar uma fatia para comer agora :)
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ADORO BOLOS COM NOZES E ESSE FICOU PERFEITO COM A COBERTURA.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Esse bolo deve ter ficado delicioso mesmo. Acho a combinação de nozes (aliás de qualquer fruto seco) com chocolate perfeita! Fiquei com àgua na boca...

    ResponderEliminar
  6. Nós aguardamos sempre com gosto!
    Vamos lá ver como será o próximo!
    Este está bastante bonito, com esse mix de nozes pelo meio e a cobertura, pois claro :) Maravilhoso para celebrar.
    (Cady, falta a quantidade de nozes!:))
    Um beijinho linda.

    ResponderEliminar
  7. Hum... nozes e chocolate!! Que combinação maravilhosa :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Adoro noz e adoro chocolate e a combinação dos dois é fantástica!
    Ficaremos a aguardar :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga!
    Adoro a combinação de ingredientes que usas-te neste bolinho, faço ideia o sabor ! Hummm, que delicia.
    Fico á espera do bolo mistério ....
    Beijinhos e obrigada pelo teu carinho no meu blog.

    ResponderEliminar
  10. Que pintaza mas rica, me ha gustado muchisimo, se ve deliciosa. Besicos

    ResponderEliminar
  11. Parabéns (atrasados) Candy!
    Ena ! Tantas festas, que bom!
    Lindo bolinho, aposto que delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar