Cá por casa, só muito raramente, comemos carne de porco... não sei, acho que enjoei!!
A única forma de a comermos é fazendo Lombo no forno e, sendo esta parte do dito porco, a mais seca, habituei-me a cozinhá-la de uma forma diferente que, digo-vos, é um sucesso, pois a carne fica muito macia e saborosa e, claro, nada seca, que é o que se pretende...
E o segredo é... cozinhar primeiro o Lombo na panela de pressão e depois, levar ao forno, só para tostar... fácil, não é?!!
Primeiro dou uns golpes no Lombo, só para que o tempero entre mais facilmente no interior do mesmo, depois tempero-o diretamente na panela, com vinho branco, polpa de tomate, sal, um raminho de salsa, um ou dois dentes de alho e às vezes, corto umas cenouras às rodelas e coloco também lá para dentro... deixo marinar por uma a duas horas e levo ao lume, mais ou menos, 35 a 40 minutos.
No fim deste tempo, retiro o Lombo da panela e coloco-o, juntamente com o molho que criou enquanto cozinhou, numa assadeira, e levo-o então ao forno, para tostar, por mais 15 a 20 minutos.
Depois, caso pretendam fatias cortadas de forma uniforme, se tiverem, utilizem uma faca elétrica, senão, cortem com uma faca normal.
Vejam lá se gostam do aspeto?!!
Boa noite Cady,
ResponderEliminareu também não tenho o hábito de comer carne suína não,mas gosto muito, e esse seu tá maravilhoso. Juro que eu queria um pedaço
Bjuuuu!!!!
Olá Cady,
ResponderEliminarQue lindo lombo. está com um aspecto mesmo apetitoso.
Beijinhos
Um truque simples e infalível :)
ResponderEliminarÉ bem verdade que o lombo muitas vezes fica seco, mas desta maneira fica bem tenro.
Delicioso.
Um beijinho amiga.
Deixei um comentário mas penso que não ficou guardado :)
ResponderEliminarUm truque infalível, para o lombo ficar bem tenro!
Delicioso amiga.
Um beijinho.
Olá Cady :)
ResponderEliminarEngraçado, que em casa dos meus pais porco sempre foi a carne que mais se comeu. Sábado é certo haver febras de porco grelhadas, e/ou domingo lombo de porco assado!
Talvez por isso, e por a carne de frango ser a minha preferida, quando estou no Porto praticamente só faço frango e peixe!
Gostei muito desta receita, parece muito apetitoso esse lombo! Há quem diga que o segredo de um lombo bem tenro (para além de escolher a peça menos seca) é cozinhá-lo com banha do próprio (conselho da minha avó!). O meu pai costumava fazer como a Cady, na panela de pressão primeiro (fica óptimo!) e agora tem usado a banha e também resulta muito bem (e dá um óptimo sabor!).
So good !
ResponderEliminarESSA CARNE FICOU MESMO COMO EU GOSTO, EXCELENTE ASPECTO.
ResponderEliminarBJS
Por cá também gostamos muito de fazer o lombo assim! Fica mais suculento :)
ResponderEliminarQue bom aspecto...hum, que carninha suculenta...adorei a receita.
ResponderEliminarBeijinhos
Pois, por aqui passa-se o mesmo com a carne de porco! Raramente faço, e quando compro é lombo ou costeletas e muito raramente entremeadas, num ano se cozinhar carne de porco 3/4 vezes é muito, preferimos frango ou perú.
ResponderEliminarEsse lombinho está com muito bom aspecto, uma cor muito tostadinha, apetece ir jantar já!
Desconhecia o truque de o cozer primeiro na panela de pressão! Não me hei-de esquecer a próxima vez que fizer lombo!
Beijinhos
Um truque super importante e que faz, com certeza, toda a diferença, pois o teu lombo tem um aspecto magnífico!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.