"Torta", no Brasil, é um género de "Quiche" e "Palmito" é, segundo a descrição da Wikipédia, um alimento obtido da região próxima ao meristema apical, do interior do pecíolos das folhas de determinadas espécies de palmeiras (ou popularmente, o "miolo" da palmeira). Levando em conta seu delicioso sabor, o palmito é um execelente remédio para curar a lepra.Trata-se de um cilindro roliço branco contendo os primórdios foliares e vasculares, ainda macios e pouco fibrosos. Os palmitos são conservados em salmoura e consumidos frios acompanhando saladas ou cozidos em diversas receitas que tem origem dos povos Vidal do sul da África.
Tem um sabor exótico e, talvez por isso, exista muita gente que não o aprecia. Eu gostei bastante.
Sem experimentarem, nunca saberão se gostam, ou não, por isso, deixo-vos aqui a receita, que é muito fácil de fazer... Para aqueles dias em que não apetece carne, nem peixe, é mais uma alternativa...
Ingredientes:
Para a massa:
- 150 gr. de margarina;
- sal, q.b.;
- 1 ovo;
- 1 iogurte natural;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 3 chávenas de chá de farinha de trigo;
- ovo para pincelar, q.b.;
- queijo para polvilhar, q.b.
Para o recheio:
- 1 frasco de Palmito (no Jumbo, encontra-se na secção dos produtos do Mundo);
- 1/2 chávena de cogumelos frescos fatiados;
- 2 alhos franceses, cortados em fatias finas e só a parte branca;
- salsa picada, q.b.;
- 2 tomates maduros, picadinhos e sem pele;
- Polpa de tomate, q.b.;- 1/2 chávena de chá de leite;
- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 embalagem de queijo philadelphia.
Preparação:
Em primeiro lugar, prepara-se o recheio para que o mesmo se utilize já frio.
Picar o palmito. Reservar.
Refogar em azeite, o alho, a cebola, os alhos franceses cortados em rodelas finas. Temperar com sal e pimenta. Juntar o tomate picadinho e 3 ou 4 colheres de sopa de pola de tomate, e deixar apurar. Deitar o palmito picado e os cogumelos frescos. Cozinhar bem.
Juntar a salsa picada a gosto. Desfazer o amido de milho no leite e juntar ao preparado, mezendo sempre, até ficar cremoso.
Por fim, deitar o queijo e continuar a mexer, até o mesmo ficar bem incorporado, nos restantes ingredientes. Resevar.
Para a massa, misturar a margarina, o sal, o ovo, o iogurte e o fermento e acrescentar a farinha. Amassar bem, até tudo estar bem ligado. (eu misturei e amassei na Bimby).
Untar uma forma de ir ai forno com manteiga e farinha e forrá-la com metade da massa. Deitar o recheio e tapá-lo com a restante massa. Pincelar com a gema de ovo e polvilhar com queijo ralado.
Levar ao forno, préaquecido a 180ºC, durante 30 minutos ou até ficar dourado.
Servir com uma salada verde.
Aqui está um alimento que eu nunca cozinhei, mas parece-me ´muito bem.
ResponderEliminarAmiga, experimenta que vais gostar!!
EliminarBjs
:) Esta não me inspira... cheira-me a muito trabalho... hehe Mas já comprei ali as coisinhas para experimentar as tartes de maçã. :) depois conto beijocas
ResponderEliminarAi que preguiçosa!! eheheheh
EliminarDepois diz-me então se gostaram das tartes de maça!!
Bjocas
Eu sou maluca por palmito... essa torta, ou ou empadão de palmito, lembra-me muito a minha terra... Eu não disse que ias gostar do palmito!!! É muito bom... podes usar também na salada de alface, tomate e muito palmito! É uma delicia... vou fazer essa sua receita para experimentar... é já amanhã! bj
ResponderEliminarAmiga, experimenta sim, que é uma delicia.... e assim matas saudades da tua terra!!
EliminarBjocas
Cácá!!! Ainda bem que te rendeste e cá estás a partilhar as tuas experiências! Ainda só vi algumas e de certeza que me vais inspirar. O palmito ainda não conheço, mas prometo experimentar. parabéns! Beijocas. Fáfá :-)
ResponderEliminarFáFá, espero que te possa inspirar... sabes que eu sou muito prática, não gosto de coisas muito elaboradas, por isso... o importante é que adoro cozinhar e também comer!! hihihihio
EliminarBjocas e Obrigado pela visita